coca-cola

          CASO GRAMADO

  Gramado é uma pequena cidade localizada na Serra Gaúcha na parte sul do Brasil com uma população de quase 37.000 pessoas, está à apenas duas horas e meia de viagem em carro desde Porto Alegre. Muito conhecida pelos brasileiros como a “Suiza do Brasil” ou a cidade do Papai Noel, atraindo dessa maneira uma enorme quantidade de turismo interno.

  Gramado foi descoberta pelos tropeiros açorianos que faziam parada nessa área devido as extensas zonas de gramado para o pasto do gado nos séculos XVIII e XIX. Mais tarde foi colonizada principalmente por alemães e italianos a partir de 1913, por isso a grande influência na parte da gastronomia e culinária da cidade.

  A economia da cidade está quase toda voltada para o turismo (86% do produto interno bruto da cidade), com mais de 200 opções gastronômicas e centos de hotéis espalhados por toda a cidade, recebe aproximadamente 6 milhões de visitantes a cada ano e tem mais de 20.000 leitos.

Atrativos turísticos de Gramado:

● Atrativos naturais como: rios, cascadas, vales, nascentes, bosques de araucárias e hortênsias.
● Clima temperado durante quase todo o ano e frio em algumas épocas, diferente do resto do Brasil.
● Sede de grandes eventos, congresso, seminários e o festival de cinema da América Latina.
● Festival de natal conhecido como Natal Luz, que atrai entre 1 milhão a 1 milhão e meio de turistas apenas nessa época.
● Atracões temáticos como: Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros, Mini Mundo, A Aldeia do Papai Noel, Fábrica de Chocolates, Museu de Cera e o Snowland.

  Gramado possui diferentes maneiras para fazer promoção turística, porém entre as principais está a de uma cidade com clima, hábitos, gastronomia e estilo de vida europeu. Também está voltada para o turismo de negócios, eventos e festividades, abrigando quantidades de eventos, outro tipo de turismo é o de compras já que possui diferentes tipos de indústrias como: chocolate, moveis, couro e outras.

Porém, o turismo não é apenas maravilhas, já que junto a ele também acaba trazendo problemas como:

● Falta de estrutura e saneamento básico devido ao alto crescimento da atividade
● Impacto no abastecimento de água para a população e grandes congestionamentos urbanos
● A população flutuante chega em algumas épocas do ano a ser 44 vezes a população de Gramado por uma falta de controle do fluxo de visitantes.
● Desmatamento para construção de mais empreendimentos e grande geração de resíduos sólidos devido ao turismo.
● Poluição sonora e visual devido à enorme quantidade de turistas em determinadas épocas do ano

  O turismo é sem dúvida muito importante para Gramado devido que é a principal fonte de renda para a cidade, porém é evidente uma falta de planificação por parte do poder público, mostrando dessa maneira como a atividade impacto de maneira direta no meio ambiente e na vida da população local.