precio

          PREÇO

   Após ter definido o produto que vamos a vender, temos que partir para a segunda parte dos 4 Ps, nesse caso o Preço, o único elemento dentro do mix de marketing que gera receita.

    O preço nesse caso é o valor que o consumidor paga para poder adquirir nosso produto. Com o preço informamos ao mercado o posicionamento de valor pretendido pela nossa empresa, já que um produto bem desenvolvido e comercializado poderá ter um preço superior e colher lucros mais altos.

    Segundo Kotler um fator importante que influenciou os preços em todo mundo para baixarem foi a tecnologia, já que a internet possibilitou ao comprador poder:

  • Obter comparações instantâneas entre milhares de fornecedores
  • Obter produtos gratuitamente
  • Negociar preços em leilões ou por outros canais de vendas

    Uma empresa deve considerar algumas etapas para poder determinar a política de preços para os seus produtos e esses são:

1 – Seleção de objetivo de determinação de preços – aonde os cinco objetivos principais são: a sobrevivência, a maximização do lucro atual, a maximização da participação de mercado, o desnatamento do mercado ou a liderança na qualidade do produto.

2 – Determinação de demanda – nessa parte devemos analisar a sensibilidade da demanda ao preço, a estimativa das curvas de demanda e a elasticidade de preço/demanda.

3 – Estimativa de custos – os custos de uma empresa assumem duas formas, que podem ser fixos e variáveis. A soma de ambos custos compõem os custos totais que a empresa tem na produção de determinado produto.

4 – Análise de custos, preços e ofertas dos concorrentes – devemos tomar em conta os custos, os preços e as possíveis reações de preço dos concorrentes. A introdução ou alteração de preço pode provocar uma reação por parte dos clientes, outros concorrentes, distribuidores, fornecedores e até mesmo do governo.

5 – Seleção de um método de determinação de preços – existem seis métodos que são: preço de markup, preço de retorno-alvo, preço de valor percebido, preço de valor ideal, preço de mercado e preço por leilão.

6 – Seleção do preço final – nessa parte deve ser tomando em conta fatores adicionais como a influência dos outros elementos do mix de marketing sobre o preço.

    Podemos concluir que para poder fixar um preço ao nosso produto temos que tomar em conta diferentes fatores, já que se o preço for muito elevado provavelmente não teremos nenhuma demanda, por outro lado, se o preço for muito baixo não teremos nenhum lucro e por esse motivo temos que ter um ponto de equilíbrio na formulação de nossos preços.