debilidades

          ANÁLISES DAS FRAQUEZAS

   Depois das fortalezas, o outro ponto interno que devemos analisar dentro da nossa empresa são as fraquezas que existem. O principal objetivo de conhecer nossos pontos fracos é para poder fazer um plano de ação e ir melhorando segundo a planificação que temos e as metas que desejamos alcançar, alguns exemplos mais gerais são:

  • Falta de inversões em marketing: se não temos um pressuposto asignado para marketing com certeza ficará difícil conseguir aumentar as vendas com novos clientes ou fazer que o cliente atual compre mais.
  • Qualidade do atendimento: se os clientes estão insatisfeitos com o atendimento o mais provável é que deixem de comprar a curto ou médio prazo.
  • Falta de reconhecimento de marca: o concorrente mesmo com um preço mais alto, possui maior fatia do mercado por ser uma marca reconhecida.
  • Comunicação frágil com distribuidores: não existe uma fidelização e comunicação constante com os distribuidores para a compra de produtos.

   Ao identificar essas fraquezas da empresa, sabemos que devemos tomar ações importantes como: destinar uma parte dos lucros para investir em marketing para aumentar as vendas e o reconhecimento de marca, além de usar também para eventos e almoços com distribuidores para fidelização. Fazer uma capacitação constante com os colaboradores para melhorar o atendimento e medir também a satisfação da equipe.

   Em relação mais direta a parte de marketing podemos adicionar outros exemplos de fraquezas para uma empresa como:

  • Falta de presença em redes sociais de maneira orgânica para colocar novidades de produtos e responder aos clientes.
  • Falta de inversão em anúncios em redes sociais e em google para poder captar novos clientes e ter presença de marca.
  • Falta de uma página e-commerce para poder vender de maneira direta.
  • Desconhecimento de novos mercados fora da área de atuação geográfica atual.
  • Lançamento de produtos sem uma análise prévia do mercado, o que leva a altas quantidades de estoque e perda de dinheiro.
  • Falta de um CRM para conhecer melhor os clientes e poder estar em contacto permanente com eles.

   Com esses outros exemplos, alguns pontos simples como solução podem ser: contratação de um community manager para administrar as redes sociais e as campanhas pagas, solicitar uma nova página que possa atender ao mercado do e-commerce, implementar um CRM para ter maior controle sobre os clientes e fazer análises de mercado para lançamentos de produto, além de buscar novas oportunidades em outras regiões.

   Saber identificar as fraquezas da nossa empresa é um ponto chave para poder melhorar o desempenho e os resultados, e uma das melhores maneira é poder contar com a ajuda de toda a equipe. Dessa maneira, através de sessões de brainstorming onde todos podemos participar e opinar, por estarem em diferentes áreas e na linha de frente da empresa podem ver coisas que muitas vezes você desconhece.