nicho-mercado

          ANÁLISES DAS AMEAÇAS

    As ameaças para uma empresa estão por todos os lados, por isso é importante identificar as que podem nos atingir de maneira mais direta causando problemas graves para a sobrevivência da companhia. As mais graves são aquelas que ninguém espera, como o Covid-19 que obrigou milhares de empresas a fechar as portas, outro exemplo parecido é uma guerra militar com outro país ou uma mudança de governo muito radical. Abaixo podemos ver algumas ameaças que podem colocar uma empresa em risco:

  • Pandemia (além do Covid-19 e as suas diferentes mutações), se deve ter em conta de agora em diante que pode surgir qualquer outro tipo de vírus mortal e isso deve estar sempre considerado em nossa planificação como uma ameaça latente.
  • Concorrente mais barato (estar sempre atento a concorrentes com preços mais baratos que podem aparecer do nada), um bom exemplo são os produtos chineses com custos muito baixos.
  • Aumento do combustível (isso ocasiona o aumento do custo transporte da sua matéria prima e também do seu produto), o que terá que ser repassado dentro do valor final, ocasionando um aumento no preço.
  • Novas leis e regulamentações (isso pode afetar diretamente o negócio), dependendo da lei ou regulamentação, é sempre bom estar preparado para esse tipo de imprevistos.

    As ameaças servem para estar alertas e ver como minimizar essa situação segundo o panorama da nossa empresa, também para pensar em soluções com tempo. Em relação a ameaças diretas relacionadas ao marketing podemos mencionar:

  • Plataformas de e-commerce online nacionais e internacionais: se você é a lojinha do bairro que antes apenas tinha como concorrente a outras 3 lojas parecidas na cidade, agora você está competindo com a Amazon e várias outras plataformas que vendem de maneira online.
  • Proibição de publicidade: o melhor exemplo foi quando os países proibiram a publicidade de tabaco e álcool nos canais de televisão, rádio e outros.
  • Imposto sobre anúncio digital: muitos países já cobram um imposto sobre a publicidade veiculada em redes sociais, o que aumenta o custo final.
  • Mudança de hábitos: cada vez mais as pessoas deixam de assistir televisão para ver youtube e canais de streaming, se você não está preparado para deixar de colocar anúncios na TV e passar para plataformas digitais poderá perder o seu público em apenas alguns meses.

    Agora que você já sabe a importância de ter mapeado as ameaças para a sua empresa, comece pelas mais óbvias e as que você sabe que podem vir a acontecer no futuro, como por exemplo: a mudança de uma nova regulamentação que já pode estar sendo analisada dentro do congresso, um desastre natural como enchentes em uma determinada época do ano ou a mudança de um presidente que pode aumentar o risco para empresas internacionais que preferem retirar seus investimentos e fábricas desse país.