nicho-mercado

          ANÁLISES DAS FORTALEZAS

    A análises FOFA (fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças) ou mais conhecida com suas siglas em inglês como análise SWOT (dos termos em inglês strenghts, weaknesses, opportunities, threats) é sem dúvida um dos pilares mais importantes dentro de uma planificação de marketing para qualquer empresa porque ajuda a identificar o que passa dentro e fora da empresa através da análises do ambiente interno e externo.

    O primeiro parâmetro a ser analisado são as fortalezas da empresa, que tem relação com o ambiente interno, onde podemos detectar o nosso diferencial dentro do mercado, principalmente em relação a nossos competidores. Alguns dos exemplos que podemos colocar como fortalezas da nossa empresa podem ser:

  • Equipe de vendas totalmente qualificada em relação aos produtos (imagina ter uma grande parte da sua equipe que não saiba o que está vendendo, isso sem dúvida irá gerar prejuízos e perdas na hora de vender ao cliente).
  • Canais de distribuição eficientes (não serve de nada ter uma grande produção sem um canal de distribuição que possa fazer a entrega a tempo e sem desperdícios).
  • Preços competitivos (saber quanto está cobrando o concorrente e estar dentro do preço de mercado é outro ponto forte que ajuda a não ficar fora do mercado e conseguir alcançar as metas de vendas buscadas pela empresa).
  • Inversões em marketing (você pode pensar que todas as empresas possuem dinheiro para marketing, a realidade é que grande parte não tem nem um plano de marketing. Dessa maneira ter dinheiro para investir em marketing é sem dúvida uma grande fortaleza).

   Acima foi possível verificar algumas fortalezas em termos gerais, que devem estar em nosso plano de marketing global com as diretrizes macro. Porém devemos aproveitar para aprofundar mais dentro da área do marketing sempre que seja possível, para que a planificação não fique muito generalizada, dessa maneira podemos mencionar outros exemplos como:

  • Planificação e atividade constante em redes sociais, com 3 a 4 publicações por semana com fotos e vídeos.
  • Criação de conteúdo de qualidade pela equipe da empresa com publicação uma vez por semana no blog.
  • Investimento de Google Adwords, Anuncios de Facebook e Instagram de maneira constante para geração de novos clientes.
  • Uso de CRM de marketing para a fidelização do cliente e acompanhamento para as campanhas de email marketing.
  • Campanhas de marketing em canais de televisão, rádios e jornais a cada trimestre para reforçar o reconhecimento da marca.

   As fortalezas nos ajudam a poder identificar o que estamos fazendo bem dentro de todo o processo e o que devemos manter dentro da planificação, também a fazer comparações com nossos concorrentes para poder entender melhor nosso valor agregado e nossas vantagens competitivas. Por esse motivo não podemos descuidar nenhuma delas, a medida do possível ir melhorando para poder distanciar-nos dos nossos competidores mais diretos.