blackberry

          CASO BLACKBERRY

O Blackberry foi sem dúvida uma inovação no mundo dos celulares, porque a inícios de 2003 lançou o seu primeiro aparelho (Blackberry 7232) que conseguiu unir três funcionalidades importantes no mercado:

  • A primeira foi adicionar um teclado ao celular, fazendo que fosse muito mais fácil digitar os textos comparado aos teclados anteriores apenas com números.
  • O segundo foi ter seu próprio sistema de chat (BBM) facilitando dessa maneira a comunicação entre as pessoas e principalmente entre as empresas.
  • A terceira era a capacidade de poder ler email e responder desde o celular.

    Dessa maneira tinha o poder nas mãos e as vendas dispararam entre seu lançamento até o ano de 2011, tendo mais de 50 milhões de aparelhos vendidos por ano e tendo uma participação de mercado de 20% que é bastante alta para um mercado tão competitivo.

    Porém a falta de análises e seguimento de alguns fatores fundamentais do microambiente, fizeram que em apenas um ano (2011) as vendas despencaram de 20 milhões de dólares ao ano a metade e não deixaram mais de cair, a empresa perdeu a maior parte da participação e em algunos anos mais teve que deixar de producir o aparelho e demitir a milhares de pessoas, deixo abaixo um vídeo publicitário de 2010 antes da empresa entrar em problemas:

    A falta de acompanhamento das variáveis do microambiente abaixo foi o que levou a empresa ao fracasso.

  • Empresa (colaboradores): tinham dois Ceos que ao início ajudou porém depois com o crescimento da empresa acabou atrapalhando, também a divisão posterior da equipe de técnicos de software do restante da empresa, fazendo que o lançamento do novo software chegasse de maneira tardia ao mercado.
  • Concorrente Direto: a empresa ao estar cômoda no mercado e não inovar de maneira constante e rápida, abriu a porta para seu maior concorrente que estava preparando algo totalmente novo, estamos falando do Iphone que chegou no mercado com algo diferente de tudo que existia.
  • Clientes (compradores): por outro lado, que tão bem conheciam a seus clientes? Já que rapidamente foram perdendo mercado para essas marcas. Ao estarem tão cômodos em essa posição deixaram de ver as necessidades e desejos de seus clientes e esses eram justamente as crianças, adolescentes e pessoas que não estavam interessadas na parte técnica e corporativa do aparelho, mas na fácil usabilidade do mesmo.

    Dessa maneira fica a conclusão de que uma sucessão de erros pode levar uma empresa gigante ao fracasso por pensar que está comandando um mercado sozinha sem escutar os fatores do microambiente.