macroambiente

          MICROAMBIENTE

    O Macroambiente é tudo aquilo que está fora do nosso alcance, ou seja, as variáveis externas que influenciam na empresa e não podemos controlar. Por outro lado, o microambiente é o contrário, já que são fatores que estão sobre a influência interna da empresa.

  • Empresa (colaboradores): todos os departamentos que conformam a empresa e as pessoas que trabalham dentro de cada departamento, como por exemplo: financeiro, recursos humanos, compras, vendas, produção e outros. Marketing tem que estar em constante contacto com todos eles, principalmente com a parte de vendas para poder medir a satisfação do cliente ou os produtos mais solicitados dentro do mercado.

  • Fornecedores: são eles que nos fornecem os produtos para que a empresa possa funcionar, pode ser desde matéria-prima a serviços, dessa maneira é fundamental ter boas negociações e conhecer bem a nosso fornecedores para poder ser o mais competitivo possível dentro do mercado.

  • Públicos: são todos aqueles que podem interferir na imagem da empresa, desde o consumidor que compra o produto e faz publicidade boca a boca, a influenciadores que falam sobre a marca e a imprensa em diferentes meios. Por isso é tão importante estar de olho em tudo o que é vinculado a nossa marca, já que um pequeno deslize pode transformar-se rapidamente em uma crise dentro das redes sociais.

  • Clientes: temos que conhecer a fundo e com detalhes os clientes que compram nossos produtos e os diferentes tipos de mercados que desejamos alcançar. Pois é a razão de existir da nossa empresa, por isso sempre devemos conhecer bem nosso buyer persona.

  • Competidores: devemos estar sempre atentos a nossos competidores, independentemente do tamanho de cada um deles. Já que podemos aprender com os grandes e ao mesmo tempo estar atento aos pequenos. Dentro do mercado podemos dividir os competidores em duas partes que são: os diretos que vendem produtos similares aos nossos e os indiretos que vendem outros tipos de produto porém acabam levando o nosso consumidor a gastar seu dinheiro em outro lado.

    Dessa maneira ao fazer uma plano de marketing essa parte é fundamental porque é através dela que podemos detectar as fortalezas e as debilidades da empresa para poder planificar e implementar novas soluções. Podemos ter excelentes empregados, ótimos fornecedores com tarifas especiais, boa relação com o nosso público, além de definido nosso tipo de cliente, porém ao não conhecer nossos competidores teremos problemas para chegar aos resultados e poder competir dentro do mercado.

    O mesmo pode passar senão temos pessoas comprometidas dentro da empresa na parte de vendas ou péssima relação com os fornecedores que podem cortar o fornecimento de matéria-prima ou de serviços que são essenciais para a empresa. É importante que todas as variáveis do microambiente possam estar bem definidas e controladas a medida do possível para o sucesso da marca.