Foto-ford

CASO FORD

     Ford hoje em dia não é mais a marca que foi cem anos atrás, principalmente pela enorme quantidade de concorrentes existentes no mercado automobilístico, desde as marcas europeias, passando pelas chinesas e finalmente as hindu. Porém continua sendo uma das cinco maiores do mundo e para competir dentro do mercado nos últimos anos vem inovando em relação ao marketing, nesses últimos anos com ações como:

  • Lançamento, promoção e venda de novos carros através de redes sociais como facebook e youtube.
  • Marketing de conteúdo agressivo para os seus seguidores.
  • Marketing de experiencia (sensorial) dentro de colegios e universidades
  • Marketing de influenciadores dando de presente carros a famosos
  • Marketing de eventos patrocinando a Uefa Champions League

    Mas vamos voltar no tempo para conhecer um pouco melhor a história de Henry Ford e como ele conseguiu inovar e mudar o marketing desde o lançamento de seu modelo mais famoso, o Modelo T que tinha três importantes diferenciais:

  • Seguia a linha de produção em cadeia (conhecida como fordismo), conseguindo dessa maneira ser o automóvel mais barato do mercado.
  • Possuía uma melhor suspensão e inovações no motor, sendo fácil de conduzir e também de reparar.
  • A maior parte da produção era da cor negra (não por falta de opções, mais porque era a cor que secava mais rápido na linha de produção)

    Para o ano de 1919, a metade dos carros que circulavam nos Estados Unidos eram o modelo T que vendeu milhares de exemplares e foi fabricado até 1927, quando os seus competidores já tinham carros com outros desenhos e mais confortáveis fazendo que Ford tivesse que pensar em novos desenhos para seus automóveis.

    Um dos principais objetivos da marca é poder fidelizar o cliente que já compra carros Ford a vários anos, porém também ganhar segmentos de mercado novos, principalmente dos milleniums y centennials que serão os que vão continuar mantendo a companhia a longo prazo. Mesmo com uma maior competição por parte das outras marcas, podemos reconhecer que Ford se destaca ao mostrar que é uma marca com mais de 100 anos no mercado, que oferece um diferencial em seus carros tanto no desenho como durabilidade e confiança com o seu público.

   Outro dato interesante é que a Ford fecha a sua fábrica no Brasil por diferentes fatores e aposta no mercado chines em uma união com a companhia Zotye para poder expandir sua participação nesse mercado, sem dúvida que estão de olho nesse gigante asiatico que também oferece muita competição pela quantidade de marcas que possui e já exporta para vários países do mundo a um custo muito mais baixo. Dessa maneira a Ford vai mantendo algumas estratégias dentro do seu país natal e buscando outras novas para mercados emergentes.